twitter


Acne é o nome que se dá para o que chamamos popularmente de "cravos" e "espinhas".

A acne ocorre em todas as raças e os locais em que ela mais aparece são a face, o peito e as costas, onde há maior concentração de folículos pilo-sebáceos.

A acne pode ter influência hereditária, ou seja, quando os pais tiveram um quadro de acne, a chance de o filho ter também é grande. Além disso, as alterações hormonais exercem papel importante. É por isso que a acne é tão comum entre os adolescentes, que vivem uma verdadeira ebulição hormonal. Esta doença atinge 80% dos adolescentes.




Outro fator que pode contribuir para o surgimento da acne é o estresse. Ansiedade, alterações no sono e cansaço podem fazer com que o corpo libere hormônios específicos que implicam no surgimento da acne. É por isso que as espinhas estouram às vésperas daquela tão esperada balada, ou na semana de provas! Não se trata de perseguição do destino, é o corpo dando sinais.



Hoje em dia as pessoas inventam cada historia não é mesmo???
Então aqui vai alguns mitos e verdades para você saber se esta certo ou errado aquela informação que te deram:


MITO

• Lavar o rosto várias vezes ao dia é ótimo para prevenir a acne.

• Chocolate causa espinhas. Não existe comprovação científica sobre o assunto.


• Tomar sol “seca” a acne. A pele bronzeada pode mascarar as lesões da acne, mas essa impressão é temporária. Além disso, sol em excesso pode estimular a produção de sebo, o que pode agravar o quadro na volta da praia.

• Acne é coisa de adolescente. Cravos e espinhas são muito mais comuns entre os jovens, porém tanto mulheres como homens adultos também podem apresentar o problema.

• Pasta de dentes “seca” a acne. Nem pastas de dentes nem qualquer outro produto que não seja indicado para o tratamento da acne deve ser aplicado sobre a pele com o problema. Consulte um dermatologista para conhecer a melhor indicação de produtos.



VERDADE

• A acne é causada por uma bactéria.

A acne é causada pela combinação de fatores genéticos, variação hormonal e também pela ação da bactéria P. acnes, que existe na pele de qualquer pessoa, mas desencadeia o processo de formação da acne quando há excesso na produção de sebo e entupimento dos poros por restos de células no folículo.

• Estresse causa espinhas. Quando estamos estressados, seja por excesso de atividades ou por ansiedade, nosso corpo pode elevar a liberação de hormônios que influenciam a atividade das glândulas sebáceas.

• Cravo vira espinha. O cravo é um tipo de acne não inflamatória e pode evoluir para uma lesão, a chamada espinha. Evite espremer os cravos para não desencadear este processo.

FIQUE ATENTO LOGO MAIS, OUTRAS INFORMAÇO~ES CHEGARAM!!!!

2 comentários:

  1. Não é só o terror dos adolescentes...
    ernesto

  1. Queridos alunos...
    Encaminhar o próximo texto antes do dia 22 de junho... (próximo assunto coloquem um texto sobre métodos de limpeza da pele)
    ABRAÇOS PROF EDVALDO

Postar um comentário

Comente!!!! :))